Entomologia
Como se realiza um levantamento? É feito de duas formas amostra qualitativa e amostra quantitativa.
Quantitativa – direta:
CONTAGEM DIRETA NA PLANTA, RETIRADA DE PARTES NA PLANTA, REDE DE VARREDURA, LONA DE COLETA, QUADROS DE ARAME OU MADEIRA, ARMADILHA CÔNICA PARA CIGARRINHAS, FRASCO CAÇA-MOSCA, ARMADILHAS ADESIVAS COLORIDAS, ARMADILHAS DE SOLO, ARMADILHAS PARA INSETOS NECRÓFAGOS, ARMADILHAS DE IMPACTO, ARMADILHAS DE SUCÇÃO, ARMADILHAS SONORAS, ARMADILHAS LUMINOSAS, ARMADILHAS DE FERROMÔNIO e PUÇÁS (REDE DE VARREDURA P/AQUÁTICOS).
Quantitativa – indireta:
% DE ÁREA FOLIAR DESTRUÍDA, % DE COLMOS BROQUEADOS, % DE PONTEIROS BROQUEADOS, % DE GALHOS CORTADOS, % DE FRUTOS OU SEMENTES BICHADOS, % DE ESPIGAS, PANÍCULAS OU CAPÍTULOS ATACADOS, % DE RIZOMAS, RAÍZES OU TUBÉRCULOS ATACADOS.
Alguns sintomas de insetos pragas: coloração das plantas, enrolamento das folhas, abortamento de espigas, secamento de ponta de folha, quebra de hastes ou colmos, morte ou secamento de hastes, chocamento de grãos, deformação (galhas), morte de plantas, manchas nos frutos, mancha nas folhas e manchas nas sementes.
METODOS DE CONTROLE DE INSETOS
Terminologia é um fenômeno natural que consiste na regulação de número de plantas e animais por inimigos naturais, os quais se constituem nos agentes de mortalidade biótica. É um fenômeno dinâmico que sofre influência de fatores climáticos, da disponibilidade de alimentos e da competição, assim como aspectos dependentes e independentes da densidade.
Vantagens: Baixo custo ambiental, dispersão e multiplicação, especificidade e durabilidade. Desvantagens: Ação mais lenta, custo Inicial, disponibilidade e cultura anual x perene.
Controle biológico: Clássico – importação e colonização de parasitoides ou predadores, visando o controle de pragas – são realizadas liberações inoculativas visando uma