Entomologia forense
Ciência Forense- é um conjunto de componentes ou áreas de diversas ciências, que em conjunto, atuam de modo a resolver casos de caráter legal (criminal). As ciências relacionadas a essa atividade são: antropologia forense, computação forense, biologia forense (bioquímica, botânica, entomologia, genética, hematologia e histologia), medicina forense, entre outras...
Um pouco da história
• 287-212 AC- Arquimedes prova que uma coroa não era toda feita de ouro total como o vendedor afirmava através do uso de inúmeros princípios da física. • Século VII- Primeiro uso registrado de impressões digitais na Arábia, segundo os relatos do mercador Suleiman.
• Século XVI- Ambroise Paré , um cirurgião Francês, estuda os efeitos de uma morte violenta nos órgãos internos; Fortunato Fildelis e Paolo Zacchia, dois cirurgiões Italianos criam a base para a fundação que ocorriam na estrutura do corpo após um crime violento. • 1780- Foram escritos inúmeros trabalhos sobre Medicina Forense como, por exemplo, “o tratado sobre Medicina Forense e Saúde Pública” escrito pelo médico Francês Fodéré. •1806- O cientista Alemão Valentin Ross descobre como detectar arsênio nas paredes do estômago de uma vítima desse veneno.
• Século XX- Criam-se organizações como o FBI nos EUA e a Interpol na Áustria. É inventado o primeiro sistema automatizado de identificação de impressões digitais.
O uso da entomologia
Podemos destacar na Biologia Forense o desenvolvimento de uma técnica que utiliza insetos nas análises feitas em cadáveres.
A Entomologia Forense é o estudo de insetos que auxiliam as investigações criminais, principalmente em casos de morte violenta. Quando moscas-varejeiras, por exemplo, encontram um cadáver, em geral aí que depositam seus ovos, dos quais em pouco tempo eclodem larvas (algumas espécies põem larvas já eclodidas). As larvas alimentam-se dos tecidos em decomposição até atingir a fase de pupa. Portanto, podem ser tomadas como uma espécie de “relógio