entidades nacionais e internacionais de saúde e enfermagem
Centro de Educação a Distância – CEAD
HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM EM ATENDIMENTO PEDIATRICO
Universidade Anhanguera UNIDERP
Centro de Educação a Distância – CEAD
HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM EM ATENDIMENTO PEDIATRICO
Projeto de pesquisa realizado como requisito parcial para aprovação nas disciplinas: Ciência e Tecnologia em Saúde, História e Exercício Profissional na Enfermagem e Humanização na Assistência, do curso Graduação em Enfermagem da Universidade Anhanguera UNIDERP.
Tucuruí
2014
Sumário
1-RESUMO
O presente trabalho monográfico apresenta uma breve reflexão e relata as dificuldades de humanização e promoção de saúde no atendimento de enfermagem em Pediatria. Procura mostrar a importância do trabalho da equipe de enfermagem e dos pais no cuidado à criança internada, no intuito de evitar o stress e os traumatismos da internação hospitalar. Relaciona a importância da participação dos pais e do engajamento de toda equipe de profissionais em humanizar o período de internação hospitalar, bem como as respostas das crianças submetidas a esse tipo de tratamento, vendo a família como parte essencial no cuidado da saúde da criança, e que o estar junto à equipe visa melhorar e identificar as necessidades das crianças hospitalizadas, procurando construir um ambiente mais saudável para a criança.
2-INTRODUÇÃO
Nas ações de cuidado é necessário considerar a complexidade do ser humano, pois o termo Humanização é concebido como atendimento das necessidades integrais do indivíduo e necessidades humanas básicas (BRASIL, 2002).
Para humanizar, deve-se ter em mente promover o bem-estar do próximo e estabelecimento de uma interação terapêutica (WALDOW, 1998).
Segundo Campos (2002), cuidar de forma mais digna, requer uma interação entre o estabelecimento devínculos entre a equipe e a família no intuito de promover uma