Entidades nacionais e internacionais de enfermagem
Nesse trabalho iremos citar as entidades nacionais e internacionais de enfermagem comentando sobre a sua fundação e Congregar os enfermeiros e técnicos em enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes; Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional dos integrantes de Enfermagem do País Promover integração às demais entidades representativas da Enfermagem, na defesa dos interesses da profissão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1Entidades Internacionais
OMS – Organização Mundial da Saúde
Sediada em Genebra é a mais importante e influente organização.
Sua missão é levar toda a população do mundo ao mais alto nível de saúde possível, definida como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como ausência de doença ou enfermidade”
Realiza anualmente a Assembleia Mundial de Saúde, no mês de maio.
CIE - Conselho Internacional de Enfermeiros Foi a primeira organização de Enfermagem a dedicar seu trabalho para garantir a qualidade dos cuidados, o avanço do conhecimento e a valorização e o reconhecimento da profissão em todo o mundo.O CIE atua baseado em duas metas: melhorar o cuidado da saúde, por parte da Enfermagem, em todo o mundo e fortalecer as Associações de Enfermagem.
FEPPEN - Federação Pan-Americana de Profissionais de Enfermagem A federação foi constituída em 1970, é uma organização não governamental que conta hoje com 19 países membros, representando suas organizações nacionais. Apesar do título de pan-americana a organização articula-se com os países latino-americanos e caribenhos de língua espanhola e portuguesa. No caso do Brasil o membro da FEPPEN é a ABEn.
2.2Entidades Nacionais
ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem
Congregam Enfermeiros (as), obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional habilitação técnico de enfermagem que a ela se