Entidades de Enfermagem
O Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) reúne as organizações nacionais de enfermagem, onde é um órgão independente, não partidário e não governamental, tendo como missão representar os enfermeiros de todo o mundo, fazer avançar a profissão e influenciar as políticas públicas de saúde.
O CIE apresenta como valores: liderança visionária, flexibilidade, inclusão, parceria e conquista, contemplando como finalidades descritas no Estatuto: Influenciar nas politicas públicas de saúde e na regulamentação profissional de enfermagem; ajudar as entidades nacionais de enfermagem a melhorar a competência dos enfermeiros; promover o fortalecimento das Associações Nacionais de Enfermagem; representar os enfermeiros e a enfermagem em nível internacional; e estabelecer, receber e gerenciar fundos que contribuam para o progresso da enfermagem.
O maior órgão de deliberação do Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) é o Conselho de Representantes Nacionais (CRN), onde reúne uma vez a cada dois anos para decidir sobre as políticas da organização, aprovação de contas, estabelecimento de cotizações, admissão de novos membros e eleição dos membros da diretoria. O CRN funciona como uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em que cada nação tem direito a um voto.
O CIE é conduzido por uma diretoria composta de uma presidência e três vice-presidentes, apresentando um total de 15 membros, todos enfermeiros, eleitos para um mandato de quatro anos. A função da diretoria do CIE é estabelecer e aplicar as políticas adotadas pelo CRN, como também reconhecer a admissão de novas ANEs, além de outras atribuições como: representar a enfermagem em organismos e eventos internacionais.
Além disso, o Conselho Internacional de Enfermeiras tem como princípio fundamental o fortalecimento de cada organização de enfermagem em seu respectivo país, não existindo dois membros oriundos de um mesmo país. Ou seja, a estrutura e o sistema de