Entender como a fé funciona
Abril – 2013
Querido Amigo,
Muitos de nós passamos a vida tentando entender como a fé funciona. Mas, infelizmente, na maioria das vezes nunca temos a insistência necessária para ficarmos firmes na Palavra de Deus a fim de desenvolvermos esperança em nossas almas.
Descobri que orar no Espírito Santo e adorar a Deus com Sua Palavra são as ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de uma esperança que "não desiste", usada por Deus para me manter firme enquanto Ele opera uma solução permanente para minha vida.
Contudo, o problema da esperança é que ela é influenciada pelas forças que operam em nossa mente, vontade, intelecto e emoções. Por exemplo, quando a economia do país está indo bem, temos a esperança de prosperar e talvez até compremos um carro novo. Ou podemos receber esperança de que tudo está bem se o médico nos disser que a radiografia não indica nenhuma doença. No entanto, esse tipo de esperança é baseado em circunstâncias naturais, ou provas que podemos ver, ouvir ou tocar. Infelizmente, essa esperança natural não é o tipo de esperança na qual a fé se constrói.
Para termos o tipo de esperança que produz resultados duradouros, precisamos entrar em outro âmbito, estabelecendo nossa esperança em Deus e em Sua Palavra – naquilo que Ele diz ser a verdade.
Um dos atributos principais de nossa alma é que ela se submete àquilo que mais a sujeitarmos. Talvez a sujeitemos a dez horas de violência na televisão ou más notícias financeiras; talvez até a sujeitemos ao choque do diagnóstico médico de morte. A esperança funciona da mesma forma – ela se submeterá à qualquer "verdade" que a sujeitemos. Por exemplo, digamos que eu passe um período de tempo todos os dias lendo a Palavra, orando no Espírito e adorando a Deus pela Sua verdade em minha vida. Não vai demorar muito para que a minha esperança seja transformada na forma de pensar de Deus com relação ao meu chamado, finanças e saúde. E esse será o tipo de esperança na qual a