Entendeno as linguagens documentárias
403 palavras
2 páginas
UFF Universidade Federal FluminenseIACS- Instituto de Artes e Comunicação Social
GCI – Departamento de Ciência da Informação
Biblioteconomia e documentação
Disciplina: Laboratório de linguagem documentária Verbal
Prof: Joyce
Aluna : Márcia Brêtas
CINTRA, Anna Maria Marques. Para entender as linguagens documentárias.[S.L]: Polis, 2 edição, [S.D].
Resumo:
As linguagens documentárias surgiu de uma dificuldade para armazenar e recuperar a informação frente a explosão da literatura científica. AS linguagens documentárias foram construídas com intuito de representar os conteúdos dos textos e são instrumentos utilizados para a “traduzir” as linguagens Naturais para a linguagem documentária de determinado domínio . As LDs são um sistema de classificação facetada que incorporam também o controle de vocabulário esse controle de vocabulário corresponde as terminologias e linguagem de especialidade. A utilização do vocabulário controlado garante a organização e a recuperação principalmente de documentos que tratam de assuntos muito específicos. Para garantir o controle do vocabulário as Lds incorporam procedimentos de normalização gramatical e semântica. A normalização gramatical refere-se à forma de apresentação dos seus elementos quanto ao gênero, ao número e ao grau. A normalização semântica procura garantir a univocidade na representação dos conceitos da áreas de especialidades por meio das relações lógico semântica.
A estrutura básica de uma LD é dada por relações hierárquicas, que podem ser genéricas, específicas ou partitivas. O vértice de cada hierarquia é o gênero ou o todo. AS subdivisões sucessivas na hierarquia constituem espécie e/ou partes, que podem, novamente se subdividir.
Unidades subordinadas ao memso vértice , quando no memso nível de cadeia são denominadas coordenadas. AS LDs também apresentam unidades que são relacionadas de forma não hierárquica que são normalmente denominadas de associativas. As relações hierárquicas