Entendendo O Sofrimento
Alguma vez você já se perguntou por quê algumas coisas acontecem conosco? Por quê que isto aconteceu comigo? Como Deus pôde permitir tamanha dor?
São inquietações que parecem não ter respostas.
Em janeiro de 2008 eu estava na cidade satélete do Guará 1. Em visita a uma igreja evangelica eu ouvi uma frase que marcou a minha vida: "se você compreender o que acontece em sua vida, você é quem estar agindo; quando você não puder compreender, é o agir de Deus". Essa frase tem muitas verdades.
Quero analizar com você a história de Jó. Vamos dividir nossa análize em quatro partes.
1. Quem era Jó?
Em Jó 1.1 diz quem era Jó.
"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal".
Se a Bíblia hoje fosse descrever sua vida, como seria? Jó era justo, integro, reto e se desviava do mal. Jó recebia inumeras bençãos de Deus, possuía muitos bens. Em Jó 1.2 - 4 você vai encontrar uma lista das propriedades de Jó. Em resumo, o exto diz que ele era o homem mais rico de todo o oriente.
2. O que aconteceu a Jó?
Satanas foi a presença de Deus. Em diálogo, Deus questionou se ele tinha observado a Jó. Satanas alegou que Jó tinha muitos motivos para ser fiel, sem reclamar, afinal, Deus lhe dava tudo o que precisava, ou até mais.
Neste conflito cósmico, sem Jó saber, satanas começou a retirar-lhe as posses. Jó perdeu os animais todos, a saúde e as casas; os amigos e a esposa que só reclamavam e falavam mal dele.
Jó não sabia o motivo. Ele poderia reclamar de Deus. Chama-Lo de injusto. Contudo, a reação de Jó foi diferente do que esperava-se.
3. O que Jó fez?
Vamos ver agora qual foi a reação de Jó; o que ele fez ou deixou de fazr.
No capítulo 2 verso 10 diz:
"... receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios".
A Bíblia diz que Jó não reclamou, ele aceitou, reconhecendo que Deus é quem estava no comando. Em meio a toda provação ele