Entendendo a PonteH + Arduino
825 palavras
4 páginas
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PONTE H
HUMBERTO LEONE RODRIGUES AZEVEDO
Vitória da Conquista 2014
Eletrônica I
CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE UMA PONTE H
Introdução
A Ponte H é um circuito importante na elaboração de sistemas automatizados. Tem a característica de controlar um motor de corrente continua utilizando sinais gerados por um micro controlador. Esse controle se dá pela disposição de seus componentes tornando extremamente fácil controlar a polaridade da tensão nos terminais de entrada do motor alternando assim o sentido de rotação e também a velocidade que o mesmo gira com o uso de modulação PWM. Uma Ponte H básica é composta por 4 chaves mecânicas ou eletrônicas posicionadas formando a letra “H”, sendo que cada uma localiza-se num extremo e o motor é posicionado no meio como pode ser visto na Figura 1.
Figura 1: Esquema Ponte H
Podemos encontrar Pontes H de duas formas diferentes, mas que tem o mesmo princípio de funcionamento, construídas a partir de componentes discretos, transistores, diodos, resistores entre outros como, por exemplo, os TIPs ou circuitos integrados que tem todos estes componentes alocados no interior de um chip como o CI L298N. O uso de um modelo ou de outro vai depender da aplicação em que os mesmos serão usados. Normalmente o Circuito integrado é usado em aplicações onde não se trabalha com correntes elevadas e se tem um espaço reduzido para adaptar o componente.
Equipamentos Utilizados
Para montagem do circuito foram utilizados os transistores BC548 que é NPN e o BC558 que são os transistores PNP diodos de proteção 1n4007, resistores de 100homs, um micro controlador, jumpers e protoboard.
Figura 2: Equipamentos Utilizados.
Como Funciona a Rotação do Motor
Para que o motor funcione devem ser acionadas duas chaves em diagonal fazendo com que a corrente flua pelo motor fazendo o girar em um determinado sentido. Para que o motor gire no sentido contrário basta desligar as chaves que estão ligadas e ligar