Entendendo melhor a estrutura administrativa
Para que possamos atuar em uma organização e buscar melhorias é necessário que conheçamos tudo que diz respeito a ela. Existem várias formas de se visualizar uma empresa uma delas é a visão sistêmica, como por exemplo, o sistema administrativo, que é composto por várias funções que são interligadas entre si. São elas: Produção, financeira, marketing e recursos humanos.
Função Produção É função que transforma determinados insumos (entradas) em um resultado que satisfaz determinadas necessidades (produtos) utilizando para isso uma série de elementos (recursos), que são alocados ao longo de uma série estruturada de etapas (processo). A função produção é composta por três subsistemas essenciais: Engenharia do produto; planejamento, programação e controle da produção e Engenharia do processo. • Engenharia do produto: tem como objetivo planejar a forma ou conceito do serviço que consistem basicamente na definição detalhada dos componentes do pacote de serviços, incluindo os bens facilitadores. • Planejamento, programação e controle da produção: o planejamento envolve desde a localização das instalações da organização até a definição da capacidade produtiva. A programação tem como objetivo distribuir a demanda existente de acordo com a disponibilidade de recursos, respeitando a capacidade produtiva. O controle da produção deve observar se as exigências do cliente estão sendo satisfeitas, e se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficiente. • Engenharia do processo: atua no planejamento das etapas do processo produtivo e no contínuo aperfeiçoamento dos processos. Deve também ser responsável por garantir que as atividades realizadas na empresa causem o mínimo impacto no meio ambiente.
Função Financeira A função financeira tem responsabilidade sobre todos os aspectos associados com aquisição, conservação, e o uso do capital, tendo como principais objetivos: Obter o capital necessário