entelagem
ENTELAGEM
ram uma contínua marcação de números de especificação ao longo da borda, para permitir a identificação do tecido. No seguimento, definições são apresentadas para simplificar a discussão sobre tecidos. Alguns desses termos são mostrados graficamente na figura 3-3.
1. Urdidura ou Urdimento (WARP) - A direção dos fios ao longo do comprimento do tecido.
2. Pontas do Urdimento (WARP END) - Ponta dos fios ao longo do comprimento.
3. TRAMA - A direção do fio através da largura do tecido.
4. “COUNT” - Número de fios por polegada na urdidura ou trama.
5. PREGA - Número de jardas feitas com linha.
6. VIÉS - Um corte feito diagonalmente na urdidura ou na trama.
7. ACETINAR - Processo de amaciar o tecido através de tratamento térmico.
8. MERCERIZAR - Processo de banho do fio de algodão ou tecido, em solução quente de soda-caústica. Tratamento submetido ao tecido, para encolhimento do material e aquisição de maior resistência e brilho.
9. ENGOMAR - Ato de colocar goma no tecido e remover dobras.
10.PICOTAR - Arremate feito no bordo do tecido, por máquina ou tesoura, numa série contínua de “V”.
11.OURELA - A borda do tecido para evitar desfiamento. INTRODUÇÃO
A maioria das aeronaves produzidas hoje são de construção totalmente metálica. De qualquer modo, muitas aeronaves em serviço, usam tecidos para cobrir asas, fuselagens e superfícies de comando. Os tecidos de algodão têm sido normalmente usados como material de cobrir aeronaves, mas outros tecidos semelhantes, como linho Dacron e fibra de vidro, estão ganhando em popularidade.
Fibras orgânicas e sintéticas são usadas na fabricação de tecidos ou materiais para revestimento de aeronaves. As fibras orgânicas incluem algodão e linho; as fibras sintéticas incluem fibra de vidro e fibra termo-retrátil.
Três das fibras sintéticas termo-retráteis mais comumente utilizadas são: a poliamida, conhecida tradicionalmente como nylon; a fibra de acrílico chamada orlon; e a fibra