Entalpia
INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
PEDRO SOARES PORTO
TERMODINÂMICA
GOIÂNIA
2012
EQUAÇÕES TERMOQUÍMICAS: Uma equação termoquímica é uma representação da reação química onde podemos encontrar a variação de entalpia do processo e também os estados físicos dos produtos e dos reagentes. O sinal da entalpia nos indica se a energia foi liberada ou absorvida na reação. Positivo indica que foi absorvido (endotérmica) e negativo significa que foi liberado (exotérmica).
Por exemplo: CO2(g)+ 2 H2O(l) →CH4(g)+ 2 O2(g) ∆H = +890 kJ
CALOR DA REAÇÃO: O calor de reação representa toda a energia que foi consumida ou liberada durante uma reação química. O calor de toda reação que ocorre a temperatura de 25° C e pressão 1 atm é tido como o calor padrão de formação.
ENTALPIA PADRÃO DE REAÇÃO: Em toda reação o calor liberado ou absorvido depende do estado físico dos reagentes. O calculo da entalpia padrão de reação é baseado na reação quando reagentes em estados padrões (estado padrão é quando a concentração é de 1 mol/L) formam produtos em seu estado padrão. Por exemplo : CH4(g)+ 2 O2(g) →CO2(g)+ 2 H2O(l) ∆H= −890 kJ
RELAÇÃO ENTRE ∆U E ∆H: O ∆U é usado para calcular a variação de calor ocorrida em uma reação num ambiente de volume constante, já o ∆H é usado para o calculo da variação de de calor em uma reação que acontece em um ambiente com pressão constante.
LEI DE HESS: Quando tivermos uma reação final, a sua entalpia será a soma de todas as entalpias das etapas que a reação passou. Com o uso dessa lei é possível determinar a entalpia de uma determinada etapa que a reação passou.
Exemplo :
Pode-se ver que para chegar na reação final foi necessário passar por duas etapas. A primeira é a oxidação do carbono a monóxido de carbono. A segunda etapa é a oxidação do monóxido de carbono a dióxido de carbono
ENERGIA DE LIGAÇÃO: Para que uma