Entalpia
Entalpia é a quantidade de energia contida em uma determinada substância que sofre reação, ela calcula o calor de um sistema, é a forma mais usada de expressar o conteúdo calorífico de um componente em uma reação química. A variação da Entalpia está na diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, sendo assim, o calor de uma reação corresponde ao calor liberado ou absorvido em uma reação, e é simbolizado por
∆ H.
O processo endotérmico é aquele que ocorre com absorção de energia na forma de calor pelo sistema. Um exemplo disso: se um pedaço de gelo for deixado sobre a mesa à temperatura ambiente, ele receberá energia na forma de calor do ambiente e isso provocará a fusão do gelo. A transição da água no estado sólido para o estado líquido é um processo em que há calor da vizinhança para o sistema, ou seja, é endotérmica.
Em reações endotérmicas, a entalpia final é maior que a entalpia inicial, já que neste tipo de reação ocorre a absorção de energia. .
Nas mudanças de estado físico sempre há uma perda ou um ganho de energia e a variação da entalpia pode então ser medida. Por exemplo, observe abaixo as mudanças de estado físico da água:
Solido, liquido, gasoso
Na fusão:
A transformação da água sólida em líquida absorve energia porque no estado sólido as moléculas possuem ligações intermoleculares mais energéticas que as moléculas no estado líquido. Assim, para que as ligações da água sólida fiquem mais fracas, é preciso fornecer energia às moléculas.Visto que absorve calor, a fusão é um processo endotérmico
Na Vaporização:
Agora vamos considerar a passagem da água líquida para vapor. Nesse caso, temos uma vaporização, em que é necessário absorver energia para que se consiga romper as ligações entre as moléculas da água, pois no estado gasoso elas estão mais afastadas do que no estado líquido. Isso significa que a vaporização é um processo endotérmico.
EXEMPLO :
∆H = -285,5 kJ
∆H = -241,6 kJ
∆Hvaporização = (-241,6 – (-285,6))