ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
PESQUISA EM
ADMINISTRAÇÃO
Carlos Osmar Bertero
1
SUMÁRIO
1- Resgate Histórico do Ensino em Administração........3
2- Características e Expectativas com Relação à Formação de Administradores.......................................................24
3-A Expansão da Pós Graduação..................................41
4-A Pesquisa em Administração...................................59
5-Conclusões e perspectivas.........................................71
2
Capítulo 1
RESGATE
HISTÓRICO
DO
ENSINO
EM
ADMINISTRAÇÃO
3
Nenhuma área de ensino assumiu tamanha dimensão em nosso país como a de administração em suas diversas opções de empresas pública e privada, que por sua vez acabam se desdobrando em especificidades funcionais e de setores como marketing, finanças, hospitais, turismo, pequenas e médias empresas e assim interminavelmente.
Também se tornou área preferida para a nova modalidade que são os cursos seqüenciais.
Está entre as que registram maior número de matrículas na graduação e isto sem considerar a expansão da pós-graduação em mestrado e doutorado e da especialização, incluindo cursos de “lato sensu” e ainda o imenso campo da educação executiva.
A escolarização da administração, ou seja, o fato de se tomá-la como um conjunto de conhecimentos e habilidades que são ensinados no sistema escolar e que podem ser ensinados e apreendidos é relativamente recente. Embora a administração enquanto atividade humana se perca nas brumas dos séculos, há pouco tempo se cogitou que fosse objeto de escolarização e ainda mais no interior da universidade.
O início ocorreu nos Estados Unidos ou na França. Ambos os países reivindicam o início do curso de administração de negócios no final do século XIX. Nos Estados
Unidos, na Wharton School e na França na HEC - École des Hautes Études Comerciales.
Mas foi nos Estados Unidos que a educação em administração se instalou na universidade.
Na Europa a