ENSINO E MUSEUS
O Vaticano
ENSINO E MUSEUS
Para os estudantes visitar um museu tem muitos significados, é uma oportunidade de sair da escola, de deixar de lado os movimentos repetitivos e previsíveis da sala de aula. É momento de adquirir conhecimentos, conhecer um espaço diferente, coisas antigas, um lugar bonito, novas pessoas. Nesta perspectiva o educador espera que seus alunos fiquem deslumbrados com o espaço, com a monumentalidade do museu, onde muitos deles moram em casas ou apartamentos pequenos, com os objetos diferentes, com as cenas históricas. A questão maior é a contribuição que um museu de história pode oferecer para o ensino da disciplina de história, e a importância de ver coisas raras, antigas e belas, e compreender a produção desse material e como chegou até nossos dias.
ENSINO E MUSEUS
No mundo antigo, reis, faraós e imperadores formavam coleções com tesouros e objetos extraordinários que mostravam sua glória em tempos de paz, ou seja, eram símbolos de poder e prestígio, além disso, as coleções serviam como “reserva de recursos” para os períodos de guerra.
Historicamente, o museu é uma instituição cujas origens remontam à
Grécia Antiga. Eram espaços especialmente consagrados às coleções mais importantes daquelas sociedades.
Tais coleções tinham um caráter sagrado, de oferenda em agradecimento a uma vitória, pois, no geral, evocavam os momentos das batalhas.
ENSINO E MUSEUS
O Museu tem a necessidade de colecionar, inventar e contemplar tudo o que as mãos humanas produziram.
Entre os Romanos encontram-se os grandes colecionadores da antiguidade.
Nas coleções romanas os objetos tinham valor pelo significado de poderpolítico, econômico e artístico. Levavam para Roma os botins das guerras no
Oriente, na Britânia, no Norte da África; coleções públicas e privadas; pinturas e estátuas expostas em termas, fóruns, basílicas; coleções expostas em templos para visitação pública.
No museu de história, os vestígios do passado são organizados e expostos