ensino e educação
No sentido amplo, educação esta relacionado aos valores e hábitos estabelecidos pela sociedade para o individuo que esta se formando nela, cabe a sociedade formar no ambiente escolar para o desenvolvimento do seu pré-conhecimento adquirido com a família na parte física e moral, e ao decorrer da experiência vivida. Em outras palavras educação consiste em aquisição ou manutenção de valores.
Ensino consiste em transmissão de conhecimento pré determinado, como se não infiltrasse valores aos que recebe conhecimento. No ato de ensinar implica em três vertentes o professor, aluno e objeto de conhecimento. Essa ação e o efeito da transferência de conhecimento do professor para o aluno a partir da metodologia e didática na sala de aula.
Para que haja educação e ensino e necessário o uso de uma linguagem, que Bakhtin vai dizer que a construção de conhecimento passa a ser uma construção partilhada, coletiva onde o outro e sempre necessário, nessa parte que entra o interlocutor e o receptor.
Para que essa proposta de educação aconteça nos espaços escolares, argumentamos que o professor precisa ser essencialmente, orientador do processo de questionamento reconstrutivo pelo aluno, o que exige do professor um novo olhar e uma postura diferenciada diante das questões de ensino e de aprendizagem. Essa reflexão a respeito da educação, certamente nos provoca a repensar nossa formação profissional e o que se espera do mediador entre a educação e o ensino. Nessa questão sobre ensino e educação entramos com o método da didática e a filosofia pedagógica que auxilia o educador na formação da criança na escola. Na pedagogia entramos com a orientação, ensinando nos primeiros passos na vida escolar, dando uma formação mais voltada a moralidade e a capacidade critica do aluno, dando a ele a noção do certo e o errado, respeitando os limites que a sociedade impõe.
Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que