ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História – HID 0174 – Estágio II
RESUMO
Este trabalho vem dissertar sobre conceitos, práticas e propostas para apresentar o conteúdo de história em sala de aula.
“O que importa é ter um tema que acompanhe a proposta de trabalho para que a enumeração de fatos não seja o único organizador de um curso de História. Junto com um tema definimos perguntas e problemas para os quais procuraremos respostas.” (JUNIOR, 2009, p.12)
Palavras-chave: Conteúdo. História. Proposta.
1 INTRODUÇÃO
Queiram ou não é impossível negar a importância, sempre atual, do ensino de História. Nas palavras o historiador Eric Hobsbawm “Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado”. Passado este, que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade.
A História é referencia. É preciso, portanto, que seja bem ensinada. O ensino e a aprendizagem da Historia, estão voltados inicialmente, para atividades em que os alunos possam compreender no modo de vida social, cultural, e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas, fontes documentais (fotografias, mapas, filmes, depoimentos, edificações, objetos de uso cotidiano). Cada um precisa se perceber, de fato, como sujeito histórico, e isso só se consegue quando ele se dá conta dos esforços que nossos antepassados fizeram para chegarmos ao estágio civilizatório no qual nos encontramos. “Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana também nos informam sobre o passado das sociedades, sobre suas sensações, seu trabalho, suas paisagens, cidades, guerras. Qualquer imagem é importante, e não apenas aquelas produzidas por artistas. Fotografias ou quadros registram as pessoas, seus rostos e vestuários e são marcas de uma história. Produções modernas como os