Ensino Suoerior
Nilma de Fátima Antunes Martins
“O Ensinar e o Aprender no Ensino Superior”
Prudentópolis- PR
2014
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS FACEL
Nilma de Fátima Antunes Martins
“ O Ensinar e o Aprender no Ensino Superior”
Trabalho apresentado para avaliação parcial da Disciplina de Metodologia do Ensino Superior, no Curso de Pós-Graduação em Língua Espanhola da FACEL.
Turma: 15/02/2014
Profª. Gleyds da Silva Domingues
Prudentópolis- PR
Introdução
Ensinar e Aprender - Uma reflexão sobre os dois conceitos
Tomando por pressuposto uma consulta simples ao Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, ensinar etimologicamente origina-se do latim insignire, sendo verbo transitivo direto, que remete à qualidade de ministrar o ensino de; transmitir conhecimento de; instruir; lecionar; educar; dar a conhecer; adestrar; treinar; castigar; punir. Ensinar também pode assumir um caráter que preceitue o sujeito como ser epistêmico, em que conhecer significa estruturar e explicar o real a partir das experiências vividas, que enquanto processo educativo respeita o processo individual da construção do conhecimento e o entende como ação compartilhada, atuando o professor como facilitador/mediador dessas relações.
Já o termo apreender, de acordo com ANASTASIOU (2003, p. 14) “do latim apprehendere, significa segurar, prender, pegar, assimilar mentalmente, entender, compreender, agarrar [...] sendo que para apreender é preciso agir, exercitar-se, informar-se, tomar para si, apropriar-se”. A expressão aprender deriva de apreender e significa tomar conhecimento, reter na memória, informar-se acerca de. .
Desenvolvimento
Vasconcelos ( 2000 ) afirma que o docente do ensino superior para se encontrar dentro do