Ensino religioso e a ética
O ENSINO RELIGIOSO E A ÉTICA:
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR
ANNA KARINA SERODIO
RIO DE JANEIRO
AGOSTO/2012
ANNA KARINA SERODIO
O ENSINO RELIGIOSO E A ÉTICA:
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR
Trabalho apresentado à Professora Dra. Maria Alicia Torres, da disciplina Tendências Pedagógicas, da turma de Pós-Graduação, do curso de Magistério do Ensino Religioso.
Faculdade Internacional Signorelli - Rio de Janeiro
Agosto/2012
O ENSINO RELIGIOSO E A ÉTICA:
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR
Anna Karina Serodio
RESUMO
Este artigo tem a intenção de apontar aos professores de Ensino Religioso alguns caminhos que os levem à compreensão da Ética como eixo central de sua prática pedagógica. Para tanto se inicia com alguns conceitos e considerações sobre Ética, discorre sobre sua efetiva aplicação nesta área do conhecimento e termina refletindo sobre os vieses impostos pelos novos paradigmas educacionais a esta disciplina.
Palavras-chave: Ética. Paradigmas. Prática pedagógica. Fenomenologia. Ensino Religioso.
1. A ÉTICA
A palavra Ética pode ser definida como:
Ética s.f. (gr. ethike) 1. Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É a ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. (BARSA, 2001, p. 760).
Juridicamente, Bernardino descreve:
(...) para os operadores do Direito, a ética é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando a boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional e de sua categoria. A ética jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional do Direito. (s/d, s/p).
Em Filosofia “A ética ou moral (...) é o estudo da atividade humana com relação a seu fim último, que é a realização plena da humanidade”. (MONDIN, 1980, p. 91).
E