Ensino médio
Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
A
Introdução
Causas da Guerra
Disputa de limites entre Paraná e Santa Catarina; Construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande;
Instalação da segunda maior madeireira da América;
Região do contestado
Chamou-se Contestado a área de 40 mil quilômetros quadrados disputada por Santa Catarina e Paraná.
A Madeireira Lumber de construir a São Paulo - Rio Grande, Percival Farquhar montou a Southern Brazil Lumber & Colonization. Com um capital inicial de 100 mil dólares logo ampliado para 12 milhões de dólares.
Além
A Estrada de Ferro
A estrada de Ferro
São Paulo - Rio Grande foi construída para integrar econômica e geograficamente o sul do Brasil.
Os Líderes Rebeldes
Contestado morreram cerca de 20 mil pessoas equivalente a um terço da população de Santa Catarina, à época. E também milhares de militares.
Durante os quatro anos que durou a Guerra do
Exército primeira vez, na América Latina, utilizaram-se aviões com fins militares, bombas de fragmentação e aprimoradas técnicas de contra-insurgência.
Pela
“A revolta do Contestado é apenas uma insurreição de sertanejos espoliados nas suas terras, nos seus direitos e na sua segurança”.
Capitão Matos Costa, morto na Guerra.
Os Monges
A região do Contestado foi largamente percorrida por dois monges, de 1845 a 1908. O primeiro se chamava João Maria D’Agostini, em seguida João Maria de Jesus.
Os Coronéis
Com a República, os poderosos coronéis - que ostentavam esse título por concessão do Império que criou a Guarda Nacional - tomaram consciência da possibilidade de legalizar terras em grande escala.
oficialmente a intervenção do Exército em 1915, a Guerra do Contestado ainda teve continuação. Piquetes militares perseguiram focos revoltosos por muitos anos.
Encerrada
Pós-Guerra
Bibliografia