Ensino inicial da leitura e aprendizagem do código.
Ensino inicial da leitura e aprendizagem do código.
A alfabetização não envolve apenas a leitura e a escrita, envolve também a linguagem entendida em sua globalidade, que é escutar, falar, ler e escrever, ou seja, o modo que usamos para nos comunicar na maioria das vezes.
Para que as crianças possam aprender a ler e escrever, as mesmas necessitam de aprender a nossa linguagem, a qual é definida pelo alfabeto.
Os adultos devem auxiliar as crianças no processo da aprendizagem da escrita e da leitura. Nessas horas muitos se perguntam como!
Uma forma simples é tentar ajuda-la a ler e a escrever algumas mensagens para os próprios pais, ou coleguinhas que gostem, ou até mesmo o incentivo de escreverem cartas para alguém que gostem tentando explica-los qual o sentido do que eles e para que estão escrevendo as mensagens, com isso as crianças entendem que o escrito transmite uma mensagem, podendo se comunicar através desse meio que se aprende.
Há muitas coisas que as crianças não compreendem, como muitas vezes a leitura de histórias que os pais fazem para as crianças, ou uma lista de compras, sabe-se que ali estão escrito coisas, mas não sabem para que serve e o que significa, ai vem as curiosidades das crianças perguntarem para que serve? O que esta escrito aqui? .
Para as crianças entenderem a escrita, não só elas os adultos também, vê-se a necessidade de entender o significado das palavras.
Deve-se colocar algo para que elas possam ler onde elas saibam o significado, pois ler não é apenas reproduzir o que esta escrito, e sim entender o que se esta lendo, daí o fato de ter historinhas para crianças, pois ali as mesmas conseguem entender o contexto da história que se passa.
O Ensino Inicial da Leitura
Por muitas vezes aceitamos que as crianças falem errado, mas não se aceita que elas escrevam errado. Porém não devemos cobrar isso das crianças, mas sim dos pais que muitas vezes possuem o habito de conversarem de forma errada com