Ensino Fundamental de 9 anos
Se pensarmos nas crianças e em uma escola bem estruturada, a resposta seria afirmativa. A criança de 6 anos já está preparada para a aprendizagem formal e os conceitos de alfabetização e a escola bem organizada funciona muito bem nesse momento. Começar antes o aprendizado faz com que a criança tenha uma transição calma e tranquila entre o mundo completamente lúdico da Educação Infantil e o mundo um pouco mais formal das séries iniciais.
No entanto, a resposta mais coerente com a nossa realidade é NÃO. A dificuldade de muitos alunos não está na incapacidade de acompanhar o aprendizado, o que até pode ocorrer, já que cada criança, mesmo da mesma faixa etária, tem diferentes habilidades, mas essas dificuldades geralmente são das escolas, que apresentam baixa qualidade no ensino e, consequentemente, no processo de aprendizagem e dos professores, que não são preparados corretamente, não tem incentivos ou até mesmo não se empenham.
O respeitar o desenvolvimento da criança é o fator mais crítico nesta questão, pois depende: 1°) da reestruturação das escolas, desde o espaço físico (o mobiliário das salas de 1° ano precisam ser apropriados para crianças de 6 anos) até as propostas pedagógicas da rede de ensino; 2°) dos professores, que precisam ser capacitados para desenvolverem um trabalho coerente com a nova realidade.