ENSINO DO PARKOUR NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA O PROGRAMA SEGUNDO-TEMPO
Desenvolvido pelo francês David Belle, com fortes influencias do Método natural da Educação Física e do Treinamento Militar, o Parkour traz ideais de superação, cooperação e eficiência nos movimentos. O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de ensino-apredizagem do Parkour através do Programa Segundo Tempo, sendo assim, foi aplicado o processo pedagógico desenvolvido em uma turma de 15 crianças de 6 a 13 anos do sexo masculino de uma escola particular da cidade de Maringá-PR. Houve grande aceitação do conteúdo por parte dos alunos, mas fica claro que para que isso possa ocorrer, é preciso que o professor trabalhe, juntamente com os conteúdos práticos específicos do Parkour, o incentivo a superação física e psicológica e a cooperação. Chegamos à conclusão que é possível a aplicação desta atividade de aventura em escolas, mas o professor deve estar atento para garantir a segurança e uma rica vivência da atividade.
Palavras-chave: Parkour, Programa Segundo Tempo, Escola, Atividade de Aventura
INTRODUÇÃO
As discussões no âmbito acadêmico sobre as atividades de aventura vêm crescendo ao passar dos anos. Entende-se por atividade de aventura, as atividades que possuem características e significados diferenciados dos esportes tradicionais. Pereira e Armbrust (2010, p. 13) atribuem que “são atividades novas da cultura esportiva”. Essas atividades se tornaram mais evidentes na nossa sociedade, quando se passou a buscar ambientes naturais e artificiais para realizar práticas de aventura.
Assim, os esportes de aventura permitem que o praticante confronte-se com ele próprio, superando limites, ultrapassando barreiras e vencendo desafios, além de compreender as relações e conhecimento sobre o desenvolvimento de capacidades físicas, de habilidades motoras, e da apropriação cultural do esporte. Os esportes de aventura oferecem a possibilidade de vivenciar sentimentos de prazer, em função das características que promovem, inclusive, a ampliação do