Ensino de matemática i
Este portfólio apresenta os conteúdos da Disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática I, por mim estudados e cientificados pelo professor Msc. Valéria de Fátima Souza, no curso de Pedagogia da Faculdade Finom.
Em uma sociedade globalizada é importante o desenvolvimento das capacidades de comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer inferências, de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e valores, de trabalhar cooperativamente. Neste contexto, todos os campos de atividade requerem alguma competência em Matemática a compreensão de conceitos e procedimentos matemáticos é necessária, tanto para tirar conclusões e fazer argumentações, quanto para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional.
Discutiremos o grande desafio que é ensinar matemática num mundo eminentemente tecnológico no sentido de romper os preconceitos que a cercam: difícil, impenetrável, repleta de normas e obscurecida por uma terminologia incompreensível.
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios, babilônicos, os gregos todos desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer que em tudo que olhamos existe a matemática.
O homem desde os primórdios do seu aparecimento encontrou-se envolvido com matemática. Contava, media e calculava, mesmo sem possuir uma formalização de conceitos matemáticos, para atender as suas necessidades. Operando sobre o meio em que vivia, o homem obteve seus primeiros conhecimentos sobre formas e grandezas e, a partir deles, passou a estabelecer diversas relações dentro da realidade que o cercava. À medida que isto acontecia, fazia sua própria matemática. Na busca para soluções