ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS PUBLICAS ENSINO MEDIO
FACULDADE SUMARÉ
LETRAS – LINGUA INGLESA
ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS PUBLICAS
ENSINO MEDIO São Paulo
2013
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
LETRAS – LINGUA INGLESA
ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS PUBLICAS
ENSINO MEDIO
Trabalho apresentado à Faculdade Sumaré como exigência da disciplina de Projeto Profissional Interdisciplinar I – ministrada no Curso de Letras – Língua Inglesa, sob a orientação da Professora Márcia Costa Bonamin.
São Paulo
2013
INTRODUÇÃOO ensino de línguas, não é historicamente uma profissão tão recente.
E tem seus primórdios no início da civilização humana. Dessa maneira, na maior parte das vezes, as civilizações conquistadas tiveram que aprender à língua dos seus conquistadores.
Por alguns desses motivos ou mesmo por prestígio social, essas civilizações. antigas tiveram que aprender uma língua adicional e, algumas vezes, duas línguas.Nos nossos dias, essa necessidade de aprender uma língua estrangeira (LE) -- ou. melhor, uma língua adicional -- ainda existe de maneira bastante significativa.
Em consequência dessa procura por aprender línguas adicionais, foram criadas, ao longo de séculos, várias maneiras de ensiná-las, na tentativa de alcançar um melhor resultado no processo do ensino-aprendizagem. Em outras palavras, um modo que alcançasse um resultado satisfatório, que capacitasse o aprendiz a se comunicar efetivamente na língua-alvo.
Muito se faz necessário entender o cotidiano do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas. A formação do professor de línguas deve problematizar as questões do ensino e aprendizagem, focando suas atenções para o campo social e político, no qual, se insere as relações de poder existente num país marcado pelas desigualdades de classe. Em que uma minoria dita às regras para uma maioria.
Ao agirmos socialmente, não o fazemos