Ensino de História
I- Objeto
Analisar como interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas escolas.
II- Objetivo
Discutir procedimentos e técnicas para a aplicação da interdisciplinaridade de forma eficaz no processo de ensino e aprendizagem.
III- Metodologia
Parte de uma analise historiográfica sobre a produção referente ao objeto de estudo, bem como, a experiência e a observação da aplicação do objeto na pratica docente.
IV- Fontes
Bibliográficas
V- Principais Conceitos
Para existir interdisciplinaridade, parece óbvio que deve haver, além de disciplinas que estabeleçam vínculos epistemológicos entre si, a criação de uma abordagem comum em torno de um mesmo objeto de conhecimento. (p. 256)
É fundamental o professor ter profundo conhecimento sobre a sua disciplina, sobre os conceitos, conteúdos e métodos próprios do seu campo de conhecimento, para poder dialogar com os colegas das outras disciplinas. (p. 256)
O estudo do meio é uma prática pedagógica que se caracteriza pela interdisciplinaridade. (p. 273)
Organizar saídas dos alunos da escola é normalmente algo bem-aceito e visto sempre de maneira positiva, quer pela motivação que provoca nos alunos, quer pelas oportunidades pedagógicas que pode oferecer. (p. 273)
O estudo do meio é um método de investigação cujos procedimentos se devem ater a dois aspectos iniciais. O primeiro deles é que esse método é um ponto de partida e não um fim em si mesmo. O segundo é que sua aplicação resulta sempre de um projeto de estudo que integra o plano curricular da escola e pode ser integral ou parcial. (p. 280)
A aproximação histórica ao meio define um processo de observação que conduz a um modo de investigação do real. (p. 282)
VI- Principais Conclusões
A interdisciplinaridade exige do docente um aprofundamento do seu campo específico de conhecimento,