Ensino de história: fundamentos e métodos
INTRODUÇÃO
Este artigo foi apresentado a Disciplina de História Regional do Curso de História da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e tem por objetivo evidenciar a História da Fundação do Município de Campo Grande-MS no âmbito da História Regional com ênfase a tema local aproximando-se de fatos concretos, sem perder a contextualização historiográfica oficial.
Com a consciência histórica de que os fatos não acontecem isoladamente tornou-se relevante e necessário para realizar este trabalho à construção de leituras a partir de uma pesquisa bibliográfica através de livros e sites selecionados a fim de contemplar o plano de trabalho.
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, foi fundada em 1872 por “colonizadores” mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas de sua região.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS: A PESSOA DE JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA.
O município de Campo Grande tem sua História Ligada a Monte Alegre de Minas, cidade localizada no Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerias, local onde residia José Antônio Pereira em meados de 1872 o fundador do Município de Campo Grande.
José Antônio Pereira era filho de Manoel Antônio Pereira e Francisca de Jesus Pereira, nascido na cidade de Barbacena em 19 de março de 1825, descende dos Pereira, portugueses que se transferiram para o Brasil. Quando jovem muda-se para São João Del-Rei e se casa com Maria Carolina de Oliveira (Pereira, 2001). Pequeno agricultor e pecuarista desloca-se para Monte Alegre com sua família onde pretende desenvolver suas atividades.
Ao vir para Campo Grande José Antonio Pereira tinha por objetivo encontrar uma região para que pudesse criar sua família que crescia significativamente o que ocasionou a impossibilidade de expandir suas atividades rurais devido ao pouco espaço para todos, uma vez que sua