Ensino de geografia: uma proposta a partir da utilização do vídeo e da música
Rodrigo Lourenço Aristides – Universidade Estadual de Londrina digao_aristides@hotmail.com Viviane Capra – Universidade Estadual de Londrina vivicapra28@hotmail.com Resumo:
O presente artigo aborda a relação professor-aluno em sala de aula referente à disciplina de geografia, destacando a importância que o professor tem na formação de seus alunos preparando-os para enfrentar as transformações da sociedade em que estão inseridos.
Para o professor de geografia é fundamental que ele trabalhe de forma a inserir seus alunos na realidade que eles vivem para que este possa, assim, ter uma melhor compreensão de mundo e de entendimento dos conteúdos geográficos, verificando sua importância no seu dia a dia.
Procurar-se-á, ainda neste trabalho, mostrar a situação da disciplina de geografia no âmbito escolar em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores e apresentar uma proposta do uso do vídeo e da música como recurso auxiliar nas aulas de geografia.
Essa proposta assim como esse trabalho surge a partir da experiência obtida no estágio de regência realizado entre os meses de agosto a setembro do ano de 2010 pelos autores, em turmas de 7ª series do ensino fundamental. Pois através desses recursos utilizados em sala de aula, foi notória a atenção e participação dos educandos em sala, onde nas vezes em que não foram utilizados recursos, a atenção deles era dispersa e momentânea, e com o objetivo de traçar estratégias para aulas mais dinâmicas e com a participação dos alunos para que sabe assim começar a transformar a educação do Brasil, numa educação mais justa e melhor para todos.
Palavras – chave: ensino de geografia, recursos didáticos, vídeo e música.
Para compreendermos a dinâmica existente entre o ensino de geografia e a escola, iremos recorrer às discussões teórico-metodológicas de autores que tratam a cerca do assunto, e que irão nortear esse trabalho, onde é