Ensino-aprendizagem
Técnicas de Ensino
Capacitação de Coordenadores
Marco Túlio Pimenta
Comunicação e Ensino n༆ n༆
Segundo Kresch (1965), a comunicação é o intercâmbio de significados entre as pessoas e esta se estabelece de acordo com o grau em que os indivíduos possuem em comum, relativo aos conhecimentos, desejos e atitudes.
O processo educativo em geral e particularmente o ensino podem ser contemplados como uma conseqüência específica da capacidade de comunicação entre os seres humanos.
Comunicação e Ensino n༆ O indivíduo tem grandes possibilidades expressivas que lhe permitem intercambiar informações com seus semelhantes mediante uma grande variedade de formas. Estas possibilidades expressivas se encontram primeiramente em função da capacidade do indivíduo de perceber a informação do meio externo e de estabelecer, depois da assimilação desta, uma série de relações cognitivas através das quais vai estabelecer seus esquemas de ações.
Comunicação e Ensino n༆ Mediante
a comunicação que se estabelece em todo processo de ensino, o aluno, adquire uma informação. Esta informação tem que servir para ajudar o indivíduo a tomar decisões corretas relativas a seu movimento corporal, em função da realização eficiente da tarefa motriz que pretende realizar.
Comunicação e Ensino n༆ n༆
n༆
Sem comunicação não se pode falar em ensino.
(óbvio)
É necessário estabelecer as linhas de ação, as diretrizes para uma comunicação DocenteDiscente a níveis de máxima eficiência.
Será conveniente, então, estudar as premissas básicas da comunicação no ensino de tarefas motoras, estudando suas peculiaridades e suas limitações. Comunicação e Ensino n༆ n༆
A docência, considerada em um sentido amplo, pode ser interpretada como a interseção de dois espaços vitais (professor-aluno). A comunicação que se estabeleça entre eles, definirá pois, a magnitude dessa interseção.
Para que a comunicação