ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE DINÂMICAS FAZENDO A DIFERENÇA E AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E PROFISSIONAL
Janete Loebens
Resumo
Muitas crianças têm dificuldade para se relacionar, principalmente as mais tímidas que quase não tem muito contato com pessoas fora do âmbito familiar. Normalmente elas enfrentam sérios problemas para se adaptar a uma nova rotina, como a escola, que é um mundo novo, desconhecido. As crianças precisam se abrir para o desconhecido e descobrir que a vida é cheia de descobertas e surpresas. A educação e o conhecimento são de fundamental importância para um bom aprendizado. Não são só as crianças que têm problemas de relacionamentos, os jovens e os adultos também. Para os jovens o maior problema é quando começa sua vida profissional, “o primeiro emprego”. Os adultos se sentem um pouco deslocados diante dos obstáculos que por ventura possam surgir em sua vida profissional. O principal objetivo deste artigo é mostrar como uma dinâmica pode fazer a diferença e ajudar na educação das crianças e os adultos no meio profissional.
Palavras-chaves: crianças, desconhecido, educação, conhecimento e aprendizado.
Os elementos de uma dinâmica
Objetivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar.
Materiais-recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica (TV, vídeo, som, papel, tinta, mapas...). Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.
Ambiente-clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicação da dinâmica (amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam entrar no que está sendo proposto.
Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com início, meio e fim.
Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual