Ensinar a nova Historia
Este trabalho discute a importância da atuação da prática docente para a formação do aluno como cidadão critico. A sociedade vem sofrendo grandes transformações em sua estrutura social, econômica e política, estabelecendo novas relações sociais, passando a exigir da escola a formação de um novo aluno, capaz de atuar na sociedade, de maneira a transformá-la.
É importante considerar a prática pedagógica do professor como fonte de sua formação, porque esta permite que construam seus saberes conforme a necessidade da utilização dos mesmos, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais.
Diante as transformações ocorridas no mundo contemporâneo, a formação do professor reflexivo, como alternativa às dificuldades decorrentes da formação inicial e continuada, começa a aparecer nas práticas profissionais. Sendo assim, o trabalho objetiva analisar o processo reflexivo dos professores acerca de suas práticas pedagógicas, observando os impactos e mudanças que esta reflexão produz na pratica docente. Esse trabalho será desenvolvido a partir de análise através de entrevistas a três professores de história sobre a prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem. As questões foram apresentadas a três professores de escolas diferentes.
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a prática docente, enquanto educadores, não desvinculando a vida escolar do aspecto social, econômico e político, estrutura esta que implica nas relações existentes dentro e fora de seus espaços. Concebemos que a discussão ou análise de determinada temática reveste-se de maior clareza, quando sua abordagem é feita a partir de explicitações sobre conceitos existentes, significados e quando possível, a sua origem, além do conhecimento dos seus principais fundamentos teóricos, objetivando-se chegar-se com maior propriedade, às conclusões concretas a respeito do processo ensino aprendizagem que ocorre no espaço escolar.