Ensinar matematica
Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
É professora da Escola Estadual “Frei Ambrósio” – Cáceres/MT. O livro de Eduardo Sarquis, "Ensinar Matemática: Desafios e Possibilidades" é resultado de suas inspirações com leituras de trabalhos de pensadores e pesquisadores, das próprias experiências como professoras além de debates e experiências compartilhadas com colegas professores.
Soares faz um convite à uma análise sobre o ensino da matemática em um contexto que envolve questões que afetam a educação de uma maneira geral. O autor nos conduz reflexões sobre a perspectiva das suas próprias convicções, embora, como no seu dizer, sem a pretensão de dominar uma verdade última sobre os fatos. Procura desenvolver uma abordagem mais próxima daqueles que estão na linha de frente do trabalho educativo evitando longas discussões pelos campos teóricos.
O trabalho justifica-se, segundo o autor, pelo ato de entendermos que o ensino de matemática tem especificidades, mas se insere em uma rede de relações e ao mesmo tempo é influênciado e influi nas relações que os sujeitos estabelecem com o seu meio de cultura.
A obra tem sua estrutura organizada em quatro capítulos. O primeiro inícia defendendo o ensino da matemática pela sua ampla necessidade e envolvimento em inúmeras atividades com as quais nos envolvemos no dia-a-dia. Segue nos relatando a importância da matemática informal utilizada por trabalhadores no seu cotidiano e que aprende a matemática pelo convívio com outros trabalhadores mais experientes. Já a matemática acadêmica deve ser ensinada, pois, temos profissões mais sofisticadas que exigem que os sujeitos decifrem símbolos, gráficos e realize cálculos onde se faz necessário o conhecimento da matemática formal (ou acadêmica).
Após expor a importância da matemática, Eduardo Sarquis faz referência à estrutura do sistema de ensino e mais especificamente aos