Ensinando o Portugu s Brasileiro
Georgetown MD, 10 de janeiro de 2009.
ENSINANDO O PORTUGUÊS BRASILEIRO
Ataliba T. de Castilho
(USP, Unicamp, CNPq) ataliba@uol.com.br Começando o papo
Agradeço inicialmente ao Prof. Dr. Vivaldo dos Santos pelo convite para participar desta 1ª Oficina de aperfeiçoamento de professores de Português como segunda língua. Agradeço igualmente aos patrocinadores deste evento, em particular ao Centro de Estudos Latinoamericanos da Georgtetown University e à Embaixada do Brasil. E cumprimento todos os participantes, esperando que este seja o primeiro de uma série de encontros, nos quais buscaremos em conjunto aprimorar o ensino do Português Brasileiro nos Estados Unidos.
Nos últimos quarenta anos, os lingüistas brasileiros concentraram-se na documentação, descrição e história do Português Brasileiro, tendo-se organizado muitos projetos coletivos de pesquisa com esse objetivo. Selecionando apenas aqueles de âmbito nacional, destaco o Projeto da Norma Urbana Linguística Culta (1970-2000), o Projeto de Gramática do Português Falado (1988-2008), e o Projeto para a História do Português Brasileiro, iniciado em 1998.
Participei de todos esses projetos, como pesquisador ou como coordenador. Refletindo sobre seus achados, acabo de entregar à Editora Contexto os originais da Gramática do Português Brasileiro, a primeira gramática consagrada unicamente à variedade brasileira de nossa língua, de onde retirei os elementos para esta palestra.
Ao mesmo tempo em que o conhecimento descritivo e histórico do Português Brasileiro foi se aprofundando, os brasileiros promoveram um enorme desenvolvimento da Linguística Aplicada no país, de que o Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho, aqui presente, é um dos mais destacados, produtivos, e reconhecidos representantes, ele mesmo tendo-se doutorado na