Ensinando Higiene Pessoal na Educação Infantil.
Curso: Pedagogia
Alunas: Márcia Xavier e Samyra Rosa
Ensinando Higiene Pessoal na Educação Infantil.
Introdução
De acordo com os requisitos contidos nos PCN’s (2001), as crianças da Educação Infantil percebem que com o auxilio de um adulto responsável, elas conseguem desenvolver atividades como: cuidar da higiene do corpo.
É na fase da Educação infantil que as crianças passam a ter um melhor conhecimento acerca das partes do seu corpo.
Com base neste contexto e através de esquemas norteados pelos conteúdos de ciências naturais como os de natureza e sociedade, pretendemos iniciar um estudo sobre como trabalhar a Higiene Pessoal na Educação Infantil.
É relevante saber que a curiosidade e a observação são características predominantes no perfil da criança em geral, essas características são evidenciadas principalmente nas crianças que estão na Educação Infantil. Portanto, com a interação cotidiana, a criança observa e busca compreender o mundo a sua volta, tanto no que diz respeito ao mundo físico como também o mundo social.
Nestas circunstancias, os espaços de Educação Infantil e seus educadores, são fontes inesgotáveis de conhecimento para as crianças, pois é através do ambiente e principalmente do educador que esta lhe acompanhando, que a criança recebe estímulos para elaborar suas ideias a respeito do mundo em que vive.
Portanto, com a prática de atividades regulares com o objetivo de tornar costume a Higiene do Aluno, torna-se mais natural à aprendizagem do aluno a cerca de Higiene Pessoal.
O educador precisa observar que os seres humanos em geral, são cuidados e educados desde bebês por pessoas mais experientes e, é esse o papel do educador na Escola de Educação Infantil.
Hoje podemos perceber pelas características e demandas da atual sociedade, que as tarefas de cuidar e de educar não podem ser dissociadas. E, que nesta situação, cabe ao educador buscar o desenvolvimento das práticas pedagógicas de acordo com o