Ensinando Ci ncias para as s ries iniciais
A leitura dos textos nos revela que trabalhar Ciências com as séries iniciais é do ensino fundamental é antes de tudo aproveitar a curiosidade das crianças, que com certeza vão estar ligadas a tudo e tem potencial de desenvolver e aprender facilmente, aprender nessa fase da vida é algo que deve ser bem compreendido pelos professores que vão orientar e ensinar conforme a cada faixa estaria.
Os professores em geral se apegam muito mais ao conteúdo, esquecendo que a aprendizagem deve ser colocada de maneira atraente, os experimentos não podem ficar só em textos e palavras, é necessário envolver os alunos na prática, na ação da pesquisa, a reação será mais forte, o aproveitamento do ensino com as experiências em tempo real vai trazer interesse, compartilhamento das ideias, a Ciência se torna viva, reveladora e mais fácil de entender.
Incentivá-los a pesquisa e realizar descobertas científicas e apresentar aos colegas de classe é algo que atrai atenção deles.
Vygotsky, afirmava que a palavra faz uma mediação do pensamento, só aí percebendo o que está ao redor, achando um sentido ao que se observa e foi falado, o professor é o responsável pelas portas que se abrem, dá asas a imaginação, a procura do saber.
Cada um tem suas habilidades e isso deve ser levado em consideração, livros, jornais, figuras, revistas com dados científicos pode ser usado como material de pesquisa, sendo introduzido desde bem pequenos ainda, já na alfabetização, despertando o gosto pelo estudo de Ciências.
Campos cita que o trabalho do educador deve estar bem claro ao ensinar determinados aspectos científicos como, por exemplo, o que a física tem haver com a natureza, onde podemos encontrar física no nosso convívio diário, para que entendem de forma objetiva e simples.
Criar aulas práticas com experimentos, dando espaço a todos para participar e ter contato com as experiências e descobrir seu passo a passo é estimulador nas séries iniciais.
O trabalho