ENSIAO DE EMBUTIMENTO

436 palavras 2 páginas
1. Introdução

A operação de estampagem envolve dois tipos de deformação: o estiramento, que é o afinamento da chapa, e a estampagem propriamente ditam que consiste no arrastamento da chapa para dentro da cavidade da matriz por meio de um punção. Nessa operação, a chapa fica presa por um sujeitador que serve de guia para o arrastamento. A ductibilidade é a característica básica para que o produto possa ser estampado, neste processo a chapa pode apresentar diversas pequenas heterogeneidades, que além de trincas podem apresentar outros problemas como enrugamento, distorção e textura superficial rugosa (casca de laranja). A ocorrência destes problemas está relacionada com a matéria prima utilizada.
Para diminuir a probabilidade de estes problemas serem identificados somente após a produção da peça, foi desenvolvido o ensaio de embutimento, que reproduz em condições controladas, a estampagem de uma cavidade previamente estabelecida. Os ensaios mais utilizados são do tipo Erichsen e Olsen sendo a principal diferença que o Erichsen não leva em conta a carga de ruptura e o Olsen, sim. Neste experimento foi estudado o ensaio de embutimento tipo Erichsen.

2. Objetivos

a. Determinar o índice Erichsen das chapas de: aço carbono, aço inox, aço inox 430 e latão 6030.
b. Comparar os resultados utilizando a normas NBR 5902 / 5906 / 5915.

3. Materiais e Métodos

a. Materiais Utilizados
- Máquina para ensaio de embutimento
- Corpos de prova (aço carbono, inox, inox 430, latão 6030)
- Micrômetro 0-25 mm aprox. 0,01mm
- Graxa grafitada

b. Método
- A máquina já estava previamente preparada com um punção esférico de 20 mm e com uma matriz de 33 mm.
- Coloca-se graxa grafitada na chapa para diminuir o atrito entre o punção e a chapa.
- Em seguida a chapa foi encaixada na máquina e aplicou-se uma pré carga para que a mesma não sofra deslocamento durante o ensaio.
- Logo após aplica-se a carga com velocidade uniforme para que se observe o momento de ruptura. Próximo a este

Relacionados