Ensaios N O Destrutivos
VANTAGENS
contribui para garantir a qualidade reduzir os custos aumentar a confiabilidade da inspeção
METODOS
Ensaio visual
Líquido penetrante
Partículas magnéticas
Ultrassom
Radiografia (Raios X e Gama)
Termografia
Estanqueidade
APLICAÇÃO
Em soldas
Peças fundidas
Forjadas e Laminadas
Nos setores do petróleo, nuclear, aeroespacial, siderúrgico, ferroviário, naval, eletromecânico e automotivo.
FUNDIÇÃO
A fundição permite um alto grau de automatização e, com isso, a produção rápida e em série de grandes quantidades de peças.
As peças fundidas podem ser produzidas dentro de padrões variados de acabamento. Por causa disso, há uma grande economia em operações de usinagem.
A peça fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obtenção de paredes com espessuras quase ilimitadas.
DEFEITOS
Inclusão da areia do molde nas paredes internas ou externas da peça. Isso causa problemas de usinagem: os grãos de areia são abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Além disso, causam defeitos na superfície da peça usinada.
Defeitos de composição da liga metálica que causam o aparecimento de partículas duras indesejáveis no material. Isso também causa desgaste da ferramenta de usinagem.
Rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificação, causado por projeto de massalote malfeito.
Porosidade, ou seja, a existência de "buraquinhos" dentro de peça. Eles se originam quando os gases que existem dentro do metal líquido não são eliminados durante o processo de vazamento e solidificação. Isso causa fragilidade e defeitos superficiais na peça usinada.
Em que consiste, de uma maneira geral, o tratamento térmico?
R: Alterar as microestruturas das ligas