Ensaios Mecânicos - Tração e Compressão
É definido pela aplicação de tensão uniaxial crescente em um corpo de prova específico até a ruptura. Segue a norma técnica brasileira ABNT NBR ISO 6892:2002 assim como suas antecessoras.
É realizado em temperatura ambiente ou em altas temperaturas. A força varia de 1kN até 1000kN.
A temperatura varia de 25 graus centígrados até 600 graus centígrados.
OBJETIVOS
Reproduzir em laboratório condições reais que os materiais futuramente irão suportar e com isso determinar-se as propriedades mecânicas deles. Obter informações substanciais para tomar medidas preventivas antes que o material seja inserido no mercado.
PROCEDIMENTO DO ENSAIO
É realizado em oficinas e laboratórios por máquinas universais calibradas conforme a norma ISO 7500-1:2004 em corpos de prova ou protótipos.
O corpo de prova é fixado por duas garras na maquina universal e tracionado unilateralmente e em sentidos opostos até a ruptura do mesmo.
CORPO DE PROVA
Os corpos de prova devem seguir um padrão de forma e dimensões para que os resultados do teste possam ser significativos seguindo a MB-4 da ABNT e com tolerâncias determinadas pela norma ISO 286-2:1988 (Cancelada) e revisada pela norma ISO 286-2:2010.
Alguns dos vários corpos de provas que existem estão listados à seguir: CORPO DE PROVA
Tipo (1):
Corpos de prova do tipo (1) são usados, na maioria das vezes, em ferro dúctil e também, por vezes, em uma grande variedade de materiais metálicos. Suas medidas dependem do material à ser ensaiado.
CORPO DE PROVA
Tipo (2):
Corpos de prova do tipo (2) são mais utilizados para aços e suas medidas dependem do tipo de aço que vai sofrer o ensaio.
OUTROS TIPOS DE CORPOS DE PROVA
Exemplos:
Obs: Corpo de Prova de diferentes tipos de metal.
Obs: Corpo de Prova de madeira.
De acordo com a ABNT o comprimento da parte útil de (1) deve ser 5 vezes o diâmetro da seção da parte útil.
Pela ISO (1) deve possuir 10 mm de diâmetro e 50 mm