Ensaios mecânicos para caracterizar os materiais
2
Os ensaios mecânicos permitem dar a conhecer como os materiais se comportam quando lhes são aplicados esforços tipo como a tração, a compressão, a flexão, a torção ou o corte. Os ensaios tornam-se destrutivos pois uma vez aplicada a força são inutilizáveis, e realiza-se em provetes ou em peças reproduzindo as suas principais características.
3
A dureza é um propriedade mecânica cujo conceito está ligado à resistência que um material apresenta ao risco ou à formação de uma marca permanente quando pressionado por outro material ou por marcadores padronizados.
A dureza dos materiais depende do tipo de forças de ligação entre átomos , íons ou moléculas e aumenta como a resistência mecânica, com a magnitude destas forças.
Os ensaios de dureza podem ser classificados em ensaios por penetração, choque ou risco.
4
Ensaio de dureza por risco
Este tipo de ensaio é de pouca utilização para materiais metálicos mas de maior aplicação no campo da mineralogia.
Ensaio de dureza por Choque
Este ensaio é um dinâmico cuja impressão na superfície do material é causada pela queda livre de um êmbolo com uma ponte padronizada de diamante.
Disco ou cilindro móvel no corpo de uma bomba ou cilindro de uma máquina a vapor, de um motor de explosão…
5
Os ensaios de dureza são dos mais empregues na indústria metalúrgica e metalomecânica para controlar a qualidade de materiais e de processos.
Para mecânica -> resistência à penetração de um material duro em outro. Para