Ensaios mecânicos destrutivos
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E HUMANAS
CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS ANGICOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECANICA
DISCENTE: LUIZ HENRIQUE DO NASCIMENTO MOURA
RELATORIO-ENSAIOS MECANICOS DESTRUTIVOS
As propriedades mecânicas são necessárias ao projeto de estruturas ou componentes que utilizem materiais predeterminados, a fim de que não ocorram níveis inaceitáveis de deformação ou falhas em serviço, ou o encarecimento do produto em função do superdimensionamento de componentes. Os ensaios podem ser realizados nas próprias oficinas ou ambientes especializados equipados com essa finalidade e são divididos em dois tipos que são ensaios destrutivos e ensaios não destrutivos. Os ensaios destrutivos são aqueles que deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados.
No dia 13 de Agosto de 2014 foram realizados alguns ensaios mecânicos de caráter destrutivo, ocorrendo no Laboratório de Mecânica (LabMec) da IFRN, localizado na cidade de Natal-RN. E entre os vários ensaios existentes, foi possíveis fazer ensaios de flexão em três pontos, ensaio de tração e ensaio de impacto charpy e com relação aos materiais utilizados usou-se polímeros e ferro fundido.
Os ensaios de flexão são utilizados em materiais frágeis e em materiais resistentes, eles podem ser feito em um corpo de prova ou em um produto preparado de acordo com normas técnicas específicas. No ensaio realizado colocou-se o material polimérico em duas barras fixas e depois se pressiono uma barra moveu com ponta circular sendo aplicada uma força naquele material, tendo um controle da velocidade desse pistão, onde depois são demonstra os resultados obtidos no gráfico tensão-deformação. Na analise feita o material polimérico foi pressionado pelo pistão com uma velocidade de 5mm/min, onde sua zona elástica vai crescendo ate atingir o seu ponto máximo a uma tensão de 17 N/mm² e a