Ensaios mecanicos em polímeros
Objetivos
Usando uma máquina universal faremos ensaio de tração para vários corpos de provas, utilizando duas velocidades diferentes, com a finalidade de se verificar as propriedades mecânicas dos polímeros, para que estes sejam usados da melhor forma possível.
Introdução
Os polímeros, moléculas grandes constituídas por unidades repetitivas, são de grande importância para o homem. Eles são de grande uso nas indústrias químicas, automotivas, de contrução civil, estão presentes no nosso dia a dia nas embalagens de produtos, garrafas, vitrines, tubulações, em móveis e é nesse sentido que devemos saber suas propriedades mecânicas, para que não falhe quando for solicitado em uma prática real.
Nessa prática realizamos o Ensaio de Tração devido a sua ampla utilização e por ser um método bastante eficaz para se determinar as propriedades fundamentais de um material, no caso , os polímeros.
Esse ensaio se baseia na aplicação de uma força axial sobre a amostra, e ,concomitante a isso, é medido a deformação sofrida pelo corpo de prova até a sua ruptura. É de se observa que as amostras são padronizadas e estão de acordo com normas, para que não haja discrepância nos resultados
FOTO
Através de ensaio poderá ser obtido uma curva de tensãoXdeformação que fornecerá várias características do material como o seu módulo de elasticidade(módulo de Young), alongamento na ruptura, limite de resistência, tensão máxima.
Métodos e Resultados
Na seguinte prática realizamos o ensaio de tração sobre quatro corpos de provas: polietileno, poliamido, e dois corpos de polipropileno.
Antes do ensaio, medimos com um paquímetro digital a espessura e a largura das amostras, e a distância das garras da máquina universal, presentes na seguinte tabela:
Corpo de Prova Espessura (mm) Largura (mm) Velocidade da máquina (mm/min)
Polietileno 3,24 12,83 50
Poliamida 4,00 9,79 50
Polipropileno 3,19 12,63 50
Polipropileno 3,19 12,66