Ensaios destrutiveis
Definição
São aqueles que deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados.
Exemplos: tração, compressão,cisalhamento, dobramento, flexão, embutimento, torção, dureza, fluência, fadiga eimpacto.
Importância
É por meio dos ensaios mecânicos que se verifica se os materiais apresentam aspropriedades que os tornarão adequados ao seu uso. Dessa forma, tem-se o controle dequalidade do produto, garantindo assim confiabilidade e segurança para o cliente.
Tipos mais comuns
Ensaio de Tração
Consiste na aplicação de uma carga de tração crescente, em uma única direção,em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado, até a ruptura domesmo. Neste ensaio deseja-se medir a variação no comprimento em função da cargaaplicada. Muitos dados técnicos são obtidos com este ensaio e é um dos mais utilizadosno mundo metal-mecânico, os principais dados obtidos neste ensaio são Limite deResistência à Tração, Limite de Escoamento, Módulo de Elasticidade, Módulo deResiliência, Módulo de Tenacidade, Ductilidade, Coeficiente de Encruamento e Coeficiente de Resistência.
Ensaio de Compressão
Consiste na aplicação de uma carga compressiva, em uma única direção, em um dadocorpo de prova, previamente preparado e normatizado. Deseja-se determinar adeformação linear obtida. Quando um material é submetido ao ensaio de compressão, arelação entre tensão e deformação são semelhantes as obtidas no ensaio de tração.
Ensaio de Dureza
Consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície do material,com a ajuda de uma ponte de penetração, que pode ser uma esfera de aço e/ou umaponta de diamante. A dureza do material (metal) é diretamente relacionada a marcadeixada nesta superfície, com a característica da marca e da carga aplicada.Ensaio de TorçãoConsiste na aplicação de carga rotativa em um corpo de prova, normalmentecilíndrico. Mede-se o ângulo de deformação em