Ensaios de tração
ENSAIOS DE TRAÇÃO
Professora:
Equipe:
Turma:
Belo Horizonte, 13 de Março de 2012.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 6
MATERIAL UTILIZADO 8
Procedimento 9
MEDIDAS E RESULTADOS 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
NÃO EXISTE ENSAIO MECÂNICO QUE PREVEJA COMPLETAMENTE O REAL DESEMPENHO MECÂNICO DE UM MATERIAL.
No entanto o ensaio de tração é considerado o teste mecânico que apresenta a melhor relação entre informações obtidas e custo/complexidade do ensaio. Apesar de este teste poder ser realizado em condições bem distintas daquelas nas quais o material será requisitado, os parâmetros obtidos deste ensaio são o ponto de partida para a caracterização e especificação.
Um corpo de prova é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material.
Todo corpo solicitado por uma força ou pela resultante de um conjunto de forças quaisquer se deforma gerando tensão.
[pic]
[pic]
Máquina de Ensaio de Tração - Faculdade Pitágoras
Exemplos de Máquinas de Ensaio de Tração
[pic]
[pic]
OBJETIVO
NO CASO DESTE ENSAIO DE TRAÇÃO QUE REALIZAMOS NÃO UTILIZAMOS UM EXTENSÔMETRO QUE MEDEM, RESPECTIVAMENTE, A MAGNITUDE DA CARGA APLICADA E O ALONGAMENTO SOFRIDO PELO CORPO DE PROVA.
O objetivo do experimento é avaliar o comportamento do corpo de prova no ensaio, obter o gráfico de Tensão x Deformação, sendo perceptível o ensaio e analisando o processo