ENSAIO P S 28 FEV
Diante das crises que vive a educação contemporânea, surgem organismos que buscam oferecer uma proposta educacional que instigue os sujeitos a desenvolver suas próprias concepções, que sejam capazes de transformar sua própria realidade. Assim o CPCD tem em sua raiz a práxis da relação aprendizado e ensinagem como caminhos percorridos capazes de proporcionar mudanças nas relações dos sujeitos com o meio.
PALAVRAS CHAVE: reflexão, transformação, autonomia, cidadania
ensinar e aprender: UMA PRÁTICA QUE PROMOVE MUDANÇAS INTRODUÇÃO
As transformações que ocorrem na sociedade atual são perceptíveis dentro da escola, esta por sua vez, busca adequar-se, para não perder seu “lugar”. Contudo, vive uma crise constante entre o método de ensino que não corresponde as demandas da atualidade e um currículo estanque e distante das necessidades do tempo hodierno.
O tema a ser desenvolvido neste ensaio será sobre o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento-CPCD, que está relatado no livro Volta ao mundo em 13 escolas. Escolhi esta proposta, entre as 13 expostas na obra supracitada, por perceber uma seta que aponta para a educação transformadora e cidadã, bem como, um projeto que acredito, pois, a educação de fato só é capaz de provocar mudanças quando sua prática é permeada de reflexão e transformação da práxis. Isso é notável nos cinco projetos apresentados pela ONG como iniciativas positivas, exitosas e realizáveis.
O trabalho esta organizado a partir dos relatos de algumas experiências do CPCD, seguido de reflexões pessoais e apoio bibliográfico ...
APRENDIZAGEM QUE TRANSFORMA
O Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD surgiu na cidade de Belo Horizonte em 1984, como fruto das experiências de Tião Rocha, um educador, antropólogo e folclorista, inquieto que buscava respostas para suas indagações. Atualmente a ONG está espalha pelo Brasil, em alguns países da América Latina e continente africano. São desenvolvidos vários trabalhos na linha da promoção