ENSAIO I
RA: 615106730
Curso: MBA EM RECURSOS HUMANOS
Professora: RITA MAZARO
Ensaio I: O que é essencial para se compreender a cultura organizacional?
De acordo com Shein (2009) podemos extrair três componentes básicos que ele pontua como essenciais para a compreensão da cultura organizacional, esses pontos podem ser observados em três níveis:
Artefatos: Os artefatos são as primeiras visualizações das características particulares de um grupo. Schein (2009, p. 24) define artefatos como “Estruturas e processos organizacionais visíveis”. Pode se exemplificar por artefatos culturais a arquitetura e linguagem de um ambiente organizacional. Conforme o autor, os artefatos fazem referência à expressão da cultura organizacional de uma empresa, porém, a primeira vista não explicam por si, os fatores mais complexos e intrínsecos da cultura de uma organização. Podem assim ser compreendidos como variáveis de fácil percepção, porém podem ser enganadores, à medida que são difíceis de interpretar pela maneira correta.
Dessa maneira, podemos dizer que os artefatos são as primeiras impressões que temos de uma determinada organização, de sua cultura, seus valores e crenças, porém podem ser enganosos, ou não revelar aquilo de mais complexo que existe na organização, visto que para uma análise mais aprofundada é preciso ter conhecimento do grupo e da organização.
Crenças e valores expostos: Para Shein (2009) O segundo fator de uma análise de cultura são as crenças e valores expostos. O autor os define como “Estratégias, metas, filosofias”. Pode se afirmar que estas crenças e valores expostos, são soluções propostas por líderes que auxiliam as decisões organizacionais, em um nível menos difundido. São manifestos racionais de comportamento que se apresentam de maneira idealizada. Neste sentido as crenças e valores expostos, seriam a etapa de validação ao surgimento das suposições básicas, tópico que será tratado em seguida.
Nesse segundo fator, o autor explana as