Ensaio - a poluição em cubatão
Com uma grande oferta de energia elétrica na região, muito por causa da Usina Henry Borden, ocorreu a instalação de um polo industrial na região de mangue que foi aterrada. Na época da ditadura militar, Cubatão foi considerada área de segurança nacional de modo que a imprensa não teria acesso a esta região, escondendo do mundo esse esforço de diminuir o atraso industrial no menor tempo possível, fazendo um “Milagre Económico”.
>Qual e como é a poluição emitida no local. As indústrias instaladas na região são altamente poluidoras, sendo chamadas de “lixo do mundo”. Entre elas temos refinarias de petróleo, que emitem muitos poluentes, que são provenientes da queima de combustível e produtos voláteis presentes no óleo. O objetivo do refino do petróleo é de separa-lo em suas frações mais básicas e processa-lo em compostos específicos como: Asfalto; Diesel; Gasolina; Querosene; Oléo lubrificante; Parafina e coque.
Entre os poluentes emitidos os principais são: hidrocarbonetos, monóxido de carbono, óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, materiais particulados, amônia e sulfeto de hidrogênio.
A grande maioria destes poluentes, são liberadas para atmosfera, agravando o efeito estufa e sendo prejudiciais para quem depende deste ar, incluindo a fauna e flora.
A refinaria necessita de muita água em seus processos, principalmente para aquecimento e resfriamento dos equipamentos e produtos. Durante todo o processo a água pode ser contaminada, principalmente caso haja contato imediato com o óleo, ficando impropria pra liberação no meio, principalmente nos rios e lençóis