Ensaio VICKERS
Em função da sua proximidade com o ângulo formado no ensaio de Brinell entre duas linhas tangentes às bordas da impressão e que partem do fundo desta impressão
A carga é aplicada normalmente durante um tempo de 10 a 15 segundos. As duas diagonais de endentação deixadas na superfície do material depois da remoção da carga são medidas usando-se uma régua acoplada ao duromêtro ou um microscópio. A escolha da carga aplicada depende da maquina. Sempre se busca uma carga que possa fornecer uma endentação suficiente para que se tenha uma boa leitura da mesma .
Porém, os valores de dureza obtidos independem da carga aplicada, quer dizer que ensaios realizados com cargas diferentes apresentam o mesmo valor de dureza. As cargas variam entre 1 e 12 kgf.
Onde:
F = carga em kgf d = a média aritmética entre as duas diagonais
HV = dureza Vickers O uso de tabelas também é comum. A dureza Vickers deve ser representada da seguinte forma: 400HV/30. O formato significa que foi obtido um valor de dureza de 400 através do método Vickers (HV), usando uma carga de 30 kgf.
A microdureza Vickers é exatamente igual ao procedimento exemplificado anteriormente. A diferença esta no fato de os valores da carga aplicada são inferiores a 1kgf.
Vantagens do método Vickers:
• Escala contínua;
• Precisão de medida;
• Impressões pequenas;
• Mede durezas superficiais (microdureza);
Dureza Knoop
Diferentemente da dureza de Vickers, o ensaio de microdureza de Knoop utiliza um penetrador de diamante na forma de uma pirâmide alongada, que provoca uma impressão onde a diagonal maior e a diagonal menor apresentam uma relação