Ensaio teorico final
Claudio Imperial Jose Maria de Sousa Junior
Lorena Caliman
RESUMO
No presente trabalho foram apresentados alguns pontos importantes para uma pesquisa de qualidade. A Análise de Conteúdo que, se feita com êxito, corrobora com a qualidade da pesquisa. Teoria Fundamentada que foca na pesquisa qualitativa propriamente dita, enfocando uma visão mais da avaliação do conteúdo pesquisado e não necessariamente da quantificação do conteúdo e também são apresentadas as estratégias que permitirão ao pesquisador manter a qualidade de seus trabalhos de campo. O tópico específico sobre pesquisa qualitativa em Contabilidade apresentará esse ponto de maneira mais detalhada.
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa qualitativa envolve várias fases e procedimentos, a análise de conteúdo é uma das técnicas utilizadas, onde se procura verificar o que é real num conteúdo pesquisado, sendo que Martins e Theophilo (2007) a consideram uma maneira objetiva de se fazer a pesquisa. Strauss e Corbin (2004) apresentam a “Teoria Fundamentada” uma pesquisa com um viés qualitativo de pesquisa, em contraponto à pesquisa quantitativa e finalmente MCKINNON (1983) apresenta as dificuldades da pesquisa de campo, bem como estratégias e táticas para contorna-las.
2. REFERENCIAL
2.1. Análise de conteúdo
Segundo Berelson (1952, p. 18, apud BARDIN, 2004), a análise de conteúdo se caracteriza como “Uma técnica de pesquisa para uma descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo evidente da comunicação” (tradução livre do autor), e enfoca as características internas e os conteúdos reais dos meios de comunicação (p. 85:86).
O mesmo autor acrescenta as definições de Ander-Egg (1978), o qual destaca aspectos da popularidade técnica dessa análise, abordando sua fusão, e complementa, afirmando que no Brasil, tal técnica foi inicialmente utilizada na investigação de comunicação de massas, passando com o tempo a ser utilizado no meio acadêmico. Para