Ensaio tempo de pega
Determinação dos tempos de pega
NBR 11581
1. Objetivo:
Esse experimento objetivou determinar o tempo de pega da pasta de cimento. O tempo de pega é um fenômeno que permite descobrir o momento em que a pasta de cimento adquire uma consistência imprópria trabalho tanto como para argamassa ou aglutinador em concreto. Ou seja, a determinação do tempo de pega mostra o tempo em que a pasta de cimento pode ser utilizada sem perder suas propriedades desejadas. 2. Equipamentos utilizados: * Balança de precisão * Espátula * Molde Troncônico * Recipiente * Aparelho de Vicat * Agulha de Vicat * Cronômetro
3. Descrição do Ensaio:
Após o preparo, com 500 g, da pasta de cimento, esta foi colocada no molde tronco cônico para ser usado no experimento. Depois se zera o aparelho de Vicat levantando a haste e fixando-a, nivela se a pasta de cimento no molde para ser inserido no aparelho. Então descendo a agulha até a superfície da pasta deixando cair e penetrar na pasta.
Quando a agulha permanecer parada a um mm do fundo indica o inicio de pega da pasta de cimento, a leitura é feita após 30 s do início da penetração da agulha na pasta. Após a determinação do início de pega troca se a agulha e realizam-se leituras em intervalos de 10 min. Quando a agulha permanecer estacionada a 38 mm do fundo indica o final de pega.
4. Resultados Finais:
Os resultados obtidos neste experimento são expressos em h, min, com a aproximação de 5 min. O tempo de inicio de pega é o intervalo entre o instante em que se mistura a agua com o cimento, obtendo a pasta usada e o instante em que se determina o inicio de pega. E o tempo de final de pega é o intervalo entre mesmo ponto de partida anterior e o instante em que se determina o final de pega.
Tempo de início de pega: 1h59min
Tempo de final de pega: