ENSAIO TEMPERA
1 INTRODUÇÃO
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes característicos determinados. Os tratamentos térmicos modificam a estrutura dos aços, resultando em alterações de suas propriedades. Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são os seguintes: remoção de tensões; variação da dureza; aumento da resistência mecânica; melhora da ductilidade; melhora da usinabilidade; melhora da resistência ao desgaste; melhora das propriedades de corte; melhora da resistência a corrosão; melhora da resistência ao calor; modificação das propriedades elétricas e magnéticas.
Em geral, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um determinado tratamento térmico, é conseguida com prejuízo de outras. É necessário que o tratamento térmico seja escolhido e aplicado criteriosamente, para que os inconvenientes apontados sejam reduzidos ao mínimo. Os tratamentos térmicos usuais dos aços são: recozimento, normalização, têmpera, revenido, coalescimento e os tratamentos isotérmicos. Neste relatório, vamos tratar apenas dos três primeiros tratamentos citados.
1.1. Recozimento
Recozimento é o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar os característicos elétricos e magnéticos, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta de fusão, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos que o aço tiver sido anteriormente